Fundado em 16 de abril de 1932
 
Macaé, ano II, Nº 55 - 16 a 23 de fevereiro de 2007
 
Macahe Motors - Mecânica Multimarcas - Qualidade nos serviços, economia e segurança. Alinhamento, balanceamento, injeção eletrônica por computador, troca de correias e rolamentos de nacionais e importados, freios, suspensão, ar condicionado, higienização a r$ 70,00 - 3 x sem juros. Macahe Motors - Av. Rui Barbosa N. 2283, Alto do Viaduto - Tel. 2772-4828
Acontecências
Alô Galera
Artes Marciais
Astrologia
CECAC
Cinema
Cordel
Culinária
Cultura
Digital Photo Array
Direitos Humanos
Esculturas em Sabonete
Escultura Humana
Esportes I
Esportes II
Jornais do Mundo
Liga Operária
Livros
Mel/Saúde
Moda
Movimento Hippie
O Rebate Internacional
Ortomolecular
Petrobrás/Petróleo
Piadas
Poemas
Telefones úteis
Tortura Nunca Mais
Utilidade Pública
Zona Urbana
Petrobrás / Petróleo

Programa Petrobras Mosaico capacita pescadores

O Petrobras Mosaico realizou nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, a entrega dos certificados de conclusão do curso de técnicas artesanais com escamas de peixe para mulheres da comunidade pesqueira de Arraial do Cabo. Ministrado voluntariamente pela artesã Sonia Pereira, de Macaé, o curso tem carga horária de 15 horas/aula e vem sendo ministrado nos municípios atendidos pelo Mosaico.

Durante o encontro, a aluna Cláudia Cristina dos Santos Matos (na foto, à direita) anunciou a criação da Cooperativa das Artesãs e Esposas de Pescadores do Distrito de Figueira (Coopeaf) que, antes mesmo de sua regularização, já reúne 26 integrantes. Segundo disse, a idéia da cooperativa "é um sonho antigo" que se tornou possível graças aos conceitos apreendidos durante as reuniões promovidas pelo programa social, e que se concretizou durante o curso de artesanato:

- As portas da cooperativa estão abertas a todas as mulheres ligadas à comunidade pesqueira. Vamos poder comercializar a produção das associadas. O artesanato é um campo que cresce muito e as possibilidades são infinitas, afirmou Cláudia.

A renda obtida com a venda dos acessórios confeccionados com escamas de peixe vem servindo para melhorar a qualidade de vida de muitas daquelas mulheres. Exemplo disso é a artesã Reny Xavier, de Guaxindiba, distrito de São Francisco de Itabapoana. Recentemente, ela assinou um contrato de exportação de 300 peças mensais para o Japão. O contrato tem duração de dois anos.

Para mais informações

Assessoria de imprensa:
Evelyn Valente: (22) 27617288/99673581

Recomendamos o Mozilla Firefox. Clique aqui para baixar gratuitamente a versão 2.0
© Artimanha